Mapeamento de Uso e Ocupação de Solo

Um mapeamento temático consiste basicamente na interpretação técnico-visual de características de ocupação e uso que uma determinada região apresenta.

Esses mapeamentos podem ser abrangentes ou específicos, identificando diferentes tipos, tamanhos e tendências ocupacionais.

O conhecimento sobre o uso da terra permite a implementação de medidas de gestão administrativa geral, preservação e manutenção do meio ambiente.

Para um mapeamento completo são utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, combinadas com o Sistema de Informações Geográficas (SIG), aplicadas em conjunto para verificar a ocupação e uso do solo. Essas técnicas desempenham um papel fundamental na compreensão das mudanças atuais e futuras da paisagem.

Com este mapeamento em mãos, a gestão pública consegue analisar as áreas de interesse, produzir/redefinir seu zoneamento urbano, verificar áreas prioritárias de preservação ambiental, dentre outras. Ou seja, ter um bom mapa de uso e ocupação de solo é um dos primeiros passos para uma boa gestão pública municipal.

A Solis conta com profissionais experientes na elaboração deste mapeamento. Conte conosco e envie-nos uma mensagem!