Estudos de expansão de mancha urbana

Os estudos de expansão de mancha urbana constituem na aplicação de modernas análises de geoprocessamento, que por sua vez, visam observar as tendências de crescimento horizontal e vertical de uma determinada população. Permitindo assim projetar seu comportamento nos próximos anos considerando a disponibilidade de área e a legislação da região.

Em tempos de escassez de dados confiáveis, como a ausência do Censo Demográfico 2020, os estudos de expansão aliam técnicas de geoprocessamento à demografia formal e contribui para um refinamento de uma determinada região para obtenção de sua população base. Além disso, especialmente para parcerias público-privada de saneamento, ajudam a observar ‘onde’ as populações e domicílios estarão alocados ao longo de um determinado horizonte de projeção.

Este tipo de estudo vale-se da técnica de autômatos celulares que utiliza imagens orbitais para medir densidade urbana. A Solis é a primeira do Brasil a utilizar tal técnica, que já vem sendo aplicada em outros países da face Norte e garantindo um alto grau de confiabilidade aos dados projetados.

Quer saber mais sobre os estudos de expansão urbana?

Conte conosco! Envie-nos uma mensagem e tire suas dúvidas!