Análise da Dinâmica Espacial e Temporal

Os estudos históricos de população demonstram que existem tendências e direções de desenvolvimento demográfico. Uma análise temporal detalhada permite observar o atual contexto de dada população e eventualmente comparar com o comportamento observado de outra população de natureza e composição semelhantes.

A perspectiva transicional dos deslocamentos humanos apontam que a migração e as demais mobilidades populacionais podem alterar significativamente a dinâmica tanto na origem quanto no destino. Assim, a análise combinada temporal e espacial da população contribui para compreender uma dada realidade e prever o comportamento futuro.

De fato, ao longo da nossa história humana, passamos de uma população ‘caça-coleta’ para uma mais estável, agrícola, que por sua vez saiu do campo e se aglomerou em centros urbanos. Essa síntese de modernização de sociedades nos colocam hoje sob um dilema: Como tornar as cidades mais sustentáveis, inteligentes e compactas? Se isso é possível, teríamos uma cidade com alta densidade populacional, com uma infraestrutura urbana adequada e um aproveitamento dos recursos naturais nas áreas externas ao núcleo urbanizado.

Dentro deste contexto se colocam as análises temporais e espaciais, possibilitando observar populações vulneráveis aos eventos demográficos, como por exemplo questões de mortalidade para diversas causas em sub grupos específicas.

A Solis conta com uma equipe de Demógrafos, atuantes no mercado nacional e em instituições de ensino, capaz de elaborar e direcionar o poder público e privado em análises desta categoria.

Conte conosco! Envie-nos uma mensagem e tire suas dúvidas!